18 de mai. de 2012

Olhos nos olhos

Há dias em que não te consigo olhar nos olhos, são aqueles dias em que tenho vergonha de mim, do que não sou. São estes dias em que não consigo perceber como consegues ainda olhar para mim, com esse teu olhar doce e quente como uma noite de verão. Um olhar que vem mesmo de dentro da tua alma, da mais ínfima célula do teu corpo, que vem saindo de dentro de ti, juntando tudo, o amor, o carinho, o brilho, mesmo tudo e depois com esses dois olhos fulminas-me de uma forma que só alguns seres humanos conseguem. Não mereço esse olhar, merecias mais muito mais sabes? Um olhar desses devia de ser reservado para pessoas especiais, para pessoas que fizeram, fazem ou vão fazer a diferença neste mundo e por muito que te custe e não queiras ver a verdade é que não sou uma dessas pessoas. Lamento...mas não sou. Tu acima de todos, merecias alguém muito mas muito melhor, alguém que conseguisse não sobrecarregar-te, alguém que te conseguisse dar ainda mais valor, alguém que estivesse sempre mas sempre junto a ti, alguém que não te desse as preocupações que eu te tenho dado ao longo destes últimos anos...ao mesmo tempo sai também de dentro de ti, um olhar desesperado, como de quem quer fazer tudo mas não consegue fazer mais, se pudesses, aí se pudesses. Revolvias este mundo e o outro, levantavas terras, abrias os céus, movias montanhas, separavas águas. Mas infelizmente não podes e isso corrói-te por dentro, as tuas entranhas revolvem-se e movimentos contínuos sempre que percebes que mais não podes fazer, que o que é humanamente possível de fazer e realizar já foi feito e por isso é que olhas para mim também com um olhar de desespero crescente "Eu já fiz tudo o que podia, eu quero fazer mais, mas não sei como!!"...eu sei. E é por saber e, por não ser quem mereces que me sinto agoniado e revoltado sempre que te vejo com os teus olhos a incidirem em mim, quase a lacrimejar. Umas vezes de alegria por me veres, outras vezes de tristeza por não conseguires fazer mais, mas consigo sempre, sempre ler-te e ver-te. Lembro-me da vezes que te peço desculpa mas em silêncio, também com as lágrimas a encherem-me a cara, a distorcerem-me o rosto, com os meus lábios trémulos...mas isso eu não quero que vejas. Já sou tanta coisa que não mereces que seja, não quero também que me vejas como o fraco que sou. Depois de tudo o que passaste, das tristezas, das mortes, da solidão, das mentiras, das traições, dos desapontamentos e ainda tinhas de estar guardada para isto...tu não mereces. E por isso, e mais uma vez em silêncio e também mais uma vez sem conseguir olhar-te olhos nos olhos, peço desculpa. Dizem que as mães nutrem pelos seus filhos um amor incondicional, uma ligação que não tem explicação, algo de tão único, de tão maravilhoso, um amor que ultrapassa toda a lógica, toda a racionalidade, todas as barreiras...ao olhar para ti e quando te consigo olhar nos olhos eu consigo ver isso.

4 comentários:

Me disse...

Nunca me escondi da minha Mãe. Apesar de todos os apesares... de todos os erros... de todas as minhas razões de vergonha... Nunca me escondi dela. E, às vezes, basta um olhar em silêncio, e ela percebe exactamente o que eu não consigo dizer.
As mães, quando boas, não julgam. Opinam, mas não julgam. Tem lá calma com a tua. És o único que se está a achar um falhado. A tua mãe de certeza que não.

A. disse...

Eu também nunca me tinha escondido, até agora...são algumas coisas na minha vida que não estão a correr nada mas mesmo nada bem e ao olhar para ela e ao pensar em tudo o que já fez e continua a fazer por mim, e por tudo o que já passou...custa-me percebes? E depois penso, porra, depois de tudo o que já passaste na vida ainda tens de "perder" tempo comigo quando eu é que deveria de agora de poder ajudar-te como mereces?

Ela não me julga, a frase que mais oiço da boca dela é: só quero que estejas bem meu filho, porque se não estiveres bem eu também não estou. Portanto enquanto for viva vou fazer os possíveis para que estejas bem.

Será que ainda vou a tempo de poder ajudá-la da forma que eu acho que ela merece? Não sei, mas tenho que acreditar que sim, e vou continuar a fazer os possíveis para que assim seja. Porque se a vida é só isto, então puta que pariu isto tudo.

Me disse...

Sabes como mais a ajudas? Deixando que ela te ajude a ti ;)
Acredita. Mãe é Mãe. É tudo quanto sabem fazer - tudo por tudo para que os filhos estejam bem. Não fazem conta de dívidas.
Dá-lhe mas é um enorme abraço e admite que precisas mesmo da ajuda dela e diz-lhe que quando ela precisar da tua, vais estar lá.
Mas isso, felizmente, ela já sabe... ;)

A. disse...

Tenho que deixar mesmo, nem ela permitiria que fosse de outra forma.

:)