4 de jan. de 2012

No outro dia

Perguntaram-me o que é o Ego. Não soube responder, aliás eu não sou nenhum pensador que às questões consegue logo dar uma resposta eloquente, bem formada, com montes de palavras caras. Nada disso e antes pelo contrário sou uma pessoa bastante prática no que toca a raciocínios. Pedem-me a opinião e normalmente ou é A ou é B. Não me perco em grandes dissertações filosóficas, salvo muito raras excepções.

Mas então afinal como é que se pode definir o Ego? Para mim e muitas pessoas, pode-se dizer que o Ego está directamenet relacionado com a nossa auto estima. Se o nosso Ego for/estiver elevado, acaba por levar de arrasto consigo a nossa auto estima e provavelmente o contrário também acontece. Depois podemos analisar também desta forma, quanto maior o Ego de uma pessoa, também a associamos a uma pessoa egoísta, que só pensa nela. Portanto até um certo "nível" o Ego pode ser algo que nos ajuda a lidar e muito bem com as várias situações do dia a dia, ajuda-nos a ultrapassar obstáculos, a encarar as coisas com optimismo, com força de vontade. Enquanto nós sentirmos que o nosso Ego está lá em cima, quase que nos sentimos invencíveis.

E pronto era isso.

4 comentários:

Frederico disse...

:-)

Frederico disse...

Ego faz parte da nossa estrutura psiquíca onde também temos o Superego (valores morais e sociais, educação...) e o ID (repositório dos nossos impulsos mais primitivos/irracionais). O Ego situa-se no meio e procura não ser aniquilado por nenhum deles. O EGO procura a sobrevivência interior para estar em harmonia com o exterior.

A. disse...

Genial!

Anônimo disse...

Bommm, é que estou muitooo maisss esclarecida :P Obrigada